h1

Microsoft perde apelação contra Comissão Européia

16 janeiro, 2008
Windows
Domínio da Microsoft no mercado alarma os reguladores

A Corte Européia de Primeira Instância rejeitou nesta segunda-feira a apelação da Microsoft na longa disputa com a Comissão Européia sobre a lisura das práticas comerciais da empresa na Europa.

A Corte manteve o veredicto anterior de que a Microsoft abusou de sua posição dominante no mercado.

Em 2004, um inquérito concluiu que a Microsoft era culpada de impedir a competição entre as empresas do mercado de softwares e ordenou que ela revelasse os códigos do sistema operacional Windows.

A Microsoft tem dois meses para entrar com novo apelo na Corte Européia de Justiça, a maior instância judiciária da União Europeía.

Multa

Na época, a Microsoft também foi condenada a pagar uma multa recorde de 497 milhões de euros (cerca de R$ 1,309 bilhão).

Nesta segunda-feira, a Microsoft foi ordenada a pagar 80% dos custos legais da Comissão. Já a Comissão terá que pagar uma parte específica dos custos da Microsoft.

A Corte rejeitou apenas uma pequena parte da decisão da Comissão Européia, que estabelecia a criação de um órgão independente para monitorar o comportamento da Microsoft.

Em 2004, a Microsoft foi orientada a fornecer informações sobre o sistema operacional Windows a seus concorrentes, para que outras empresas pudessem desenvolver programas que funcionem bem no sistema operacional da Microsoft, o mais usado do mundo.

A empresa também foi obrigada a produzir uma versão de seu sistema de operação Windows sem o software Media Player.

No ano passado, a Microsoft foi ordenada a pagar multas diárias que alcançaram um total de 280,5 milhões de euros (cerca de R$ 738 milhões) em um período de seis meses, por não ter cumprido as decisões de 2004.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: