h1

Calor do corpo poderá carregar celular e Ipod.

16 janeiro, 2008

ipod-preto.jpg

Cientistas americanos acreditam que descobriram uma maneira muito mais eficiente de usar silício para converter calor em energia suficiente para carregar uma infinidade de equipamentos eletrônicos portáteis, como celulares e iPods, e até mesmo automóveis, informou o site TG Daily.De acordo com o site Computing , os resultados de uma pesquisa sobre conversão de energia foram publicados na mais recente edição da revista Nature, em artigo assinado pelos cientistas Arun Majumdar e Peidong Yang.

Graças a uma nova técnica desenvolvida em parceria entre o “Laboratório Nacional Lawrence Berkeley”:http://www.lbl.gov/ e a Universidade da Califórnia de Berkeley, a energia que atualmente é disspada como calor durante a produção de eletricidade poderia ser reaproveitada com o uso de nanocondutores de silício sintetizados.

“Você pode drenar a energia elétrica de qualquer situação em que o calor esteja sendo desperdiçado”, explicou Majumdar, um dos principais responsáveis pela pesquisa. “Por exemplo, se está frio lá fora e você está vestindo uma jaqueta feita de material integrado com módulos termoelétricos, você poderia recarregar aparelhos eletrônicos móveis com o calor do seu próprio corpo. De fato, os geradores termoelétricos já vêm sendo utilizados para converter o calor corporal para carregar relógios de pulso”.

Apesar de o conceito de transformar calor em energia elétrica não ser novo, o novo estudo trouxe a experiência ao ambiente real de forma eficiente pela primeira vez, ressaltou o site TG Daily, questionando ainda se a descoberta realmente se transformará em produtos no futuro, já que tudo “dependerá de os nanocondutores brutos serem suficientemente eficientes para se tornarem comercialmente viáveis”.

Fonte: Gfunchal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: